Historia de Campos do Jordão

Abernéssia, Aberdeen, Inverness, Escócia

Por Redação EmCampos - 19 de março de 2023

Histórica e geograficamente, o território escocês é dividido em duas grandes regiões: as Terras Baixas e as Terras Altas.

Nas Terras Baixas, no sudeste escocês, ficam concentradas as grandes cidades, como Edimburgo, Glasgow, Stirling e Dundee, mas por lá não há grandes destaques na paisagem.

Já as Terras Altas, localizadas no Noroeste, são muito pouco povoadas, com a única cidade de destaque sendo Inverness, na margem norte do Lago Ness.É nas “Terras Altas” da Escócia que aquela visão de montanhas nevadas, cobertas por névoa e separadas umas das outras por lagos de azul profundo se materializa. É lá que se visita a Escócia clássica do Lago Ness, dos castelos icônicos, da típica raça de gado escocês (vaca de franja, como chamamos carinhosamente), e onde são destilados os mais tradicionais whiskies da região.

As “terras altas”, são uma imensidão de bosques e montanhas sobre um planalto do tamanho do Estado de Santa Catarina.

Um recanto pleno de natureza, onde o panorama nativo só é interrompido por castelos, pequenas cidades ou por vales e lagos de contornos dramáticos – sempre estreitos e muito compridos.

Ali persistem os costumes e tradições centenárias, como usar o kilt (a saia masculina) e tocar a gaita de foles. Um dos maiores sucessos do ex-Beatle Paul McCartney, a canção Mull of Kintyre, faz menção a isso, remetendo à vida na península de mesmo nome – um dos pontos mais isolados da Escócia. 

Uma pequena curiosidade que liga as Terras Altas”, Highlands ao Brasil: em Campos do Jordão, SP, há uma vila chamada Abernéssia. 

Essa palavra é a união de Aberdeen e Inverness, duas das principais cidades do norte escocês – uma homenagem a Robert John Reid, um highlander que adotou o Brasil para morar em 1896 e ajudou a fundar a estância montanhosa paulista.

Aberdeen é uma cidade portuária no nordeste da Escócia, onde os rios Dee e Don encontram o Mar do Norte.

Com uma indústria de petróleo em alto-mar, a cidade abriga uma população internacional e também é conhecida como a “cidade de granito”, por conta do grande número de construções antigas de calcário, e por haver muitos edifícios edificados à base dessa matéria-prima.

É uma das cidades com menor nível de desemprego do Reino Unido, graças principalmente à indústria energética, tem duas universidades, uma praia, muitas gaivotas e foi eleita em 2012 a cidade mais feliz do Reino Unido em uma pesquisa, baseada em sucesso econômico e qualidade de vida.

Aberdeen tornou-se em 1996, sob uma lei do parlamento escocês de 1994, uma Área de Conselho, subvisão administrativa similar aos nossos estados brasileiros. 220.000 habitantes.

Aberdeen é a terceira maior da Escócia. Sua economia baseia-se principalmente na indústria de energia, em especial petróleo e gás natural, mas também renováveis, o que deu à cidade o título de Capital Europeia de Energia. Muita gente que vem do Brasil pra cá trabalha para empresas multinacionais da indústria energética ou faz pesquisa para o setor. O porto também é bem movimentado. Aberdeen é conhecida como a “cidade do granito” por haver muitos edifícios construídos à base dessa matéria-prima. É banhada pelo Mar do Norte e fica situada na foz dos rios Dee e Don.

Explorar a histórica identidade naval de Aberdeen e conhecer a cidade velha, com suas ruas de paralelepípedo e graciosas construções de granito, é uma viagem no tempo. Com um porto movimentado e um enorme mercado de peixes, Aberdeen também é excelente para degustar frutos do mar.

Inverness significa “boca do rio Ness” é uma cidade da Escócia, capital das “Terras Altas”. Possui mercado agro-pecuário e indústria têxtil. É centro comercial de lã. A sua catedral data do século XIX.

No local afirma-se ter visto o Monstro do Lago Ness, localizado ao sul da cidade. Diz a lenda que sob a superfície escura do lago vive o famoso Monstro do Lago Ness, carinhosamente conhecido como Nessie.

As primeiras aparições datam do século 6 e há o relato do surgimento do monstro em uma imagem de satélite feita pela Apple Maps, em 2014. Independentemente da veracidade desses fatos, o monstro é sinônimo de lenda e folclore, além de objeto de inúmeras fraudes.

É uma cidade na costa nordeste da Escócia, onde o rio Ness se encontra com o braço de mar Moray. Ela é a maior cidade e capital cultural das Terras Altas.

Inverness, hoje, possui 82 mil habitantes e foi fundada há 1400 anos.   É a 5ª cidade no ranking britânico de qualidade de vida. Seu principal atrativo é o Castelo de Inverness, construído em 1847 e hoje sede da polícia local e do Inverness Museum & Art Gallery.  É a maior cidade do Norte da Escócia e capital das terras altas, conhecidas como Highlands, local de muitas lendas e tradições.

Robert John Reid nasceu em Kirkill, condado de Inverness, na Escócia, a 22 de dezembro de 1868 na longínqua Aberdeen, um importante porto do Mar do Norte.

Fontes para Pesquisa:

LINO, Maurício de Souza. Da Freguezia do Imbery aos Campos do Jordão. Campos do Jordão: Clube de Autores, 2017. 616 p. Campos do Jordão – A Suíça Brasileira. Campos do Jordão: Clube de Autores, 2017. 245 p.

PAULO FILHO, Pedro. História de Campos do Jordão. 1986. Campos do Jordão: Santuário. p. 784;

Imagens:

Trilhas e Cantos

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações