Historia de Campos do Jordão

Campos do Jordão: da Fazenda Bom Sucesso para a Fazenda Natal.

Por Redação EmCampos - 29 de janeiro de 2023

… A morte de Inácio Caetano levou os herdeiros a vender quase todas as terras ao Brigadeiro Manuel Rodrigues João, que as comprou a 27 de dezembro de 1825, pela quantia de Cr$ 10.000,00.

De fazenda do Bom Sucesso passou a Fazenda Natal, porém, os habitantes chamavam a região de Campos que por serem do Brigadeiro Jordão, associaram o nome na expressão “Campos do Jordão”, abrangendo, conforme a escritura lavrada uma légua de testada no sertão das cabeceiras do Piracuama, Campos e São Miguel e Itajubá.

A sede da fazenda ficou no pitoresco recanto de Capivari, sem que conhecesse o dono, preocupado com a vida pública na capital da Província.

Os filhos Manuel, Amador (mais tarde Barão de São João do Rio Claro), Silvério (Coronel Silvério) e o genro Dr. Rafael Araújo Ribeiro (casado com a única filha do Brigadeiro), herdaram os “Campos do Jordão” e deles se desfizeram, sendo que Matheus da Costa Pinto, posteriormente, adquiriu as partes dos terrenos, onde fundou o povoado de São Matheus do Imbiri.

A gleba fragmentada conheceu muitos e muitos donos, inclusive o Banco do Brasil que ficou com as terras chamadas do “Major Penteado”, Assis Brasil, Domingos Jaguaribe, Embaixador Macedo Soares…

(do livro “Da Freguezia do Imbery aos Campos do Jordão”, de Maurício de Souza Lino).

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações