Confira as atividades online do Museu Felícia Leiner desta semana
Por Redação EmCampos - 22 de setembro de 2020
Confira a programção desta semana do Auditório Claudio Santoro e do Museu Felícia Leirner. As atividades são gratuitas e podem ser acessadas nas redes sociais da instituição! Confira aqui.
Com as Portas Fechadas, Museus Visitam Novas Possibilidades
O fechamento repentino dos museus devido ao surto do Covid-19 trouxe novas possibilidades e demandas para esses espaços culturais. O trabalho pontual que acontecia no universo virtual invadiu as rotinas das equipes, apontando para necessidade de revisões de padrões e paradigmas nas relações com o público e na atuação das próprias equipes. Compondo a programação da 14º Primavera dos Museus.
No dia 23 de setembro, serão apresentadas as ações e os novos formatos realizados pela equipe de educadores, para seguir cumprindo suas missões ao longo do período de isolamento social.
Local: programação on-line
Horário: quarta-feira
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito
Bate-Papo: Museus em Transformação
Os equipamentos culturais procuram, cada vez mais, aproximarem-se do público com ações que valorizam a comunidade, a cultura local e as experiências extramuros. A ascensão do Coronavírus no contexto brasileiro não minimizou esse objetivo apenas agregou definitivamente o cenário virtual à sua realidade, que embora possa beneficiar conexões humanas não parece poder substituir o contato social e a experiência do museu.
Para dialogar sobre algumas dessas questões e transformações nos equipamentos culturais, apresentaremos um bate-papo, intermediado pela Gerente Geral do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, Marina Falsetti, com Claudia Ribeiro, historiadora e gestora do Museu Major Novaes, e com a historiadora e especialista em gestão cultural Diana Poepcke.
Local: programação on-line
Horário: quinta-feira
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito
Museus nas Redes: Dicas de Edição Multimídia
A pandemia do coronavírus acaba de ocasionar uma revolução digital antecipada em diversas instituições que trabalham com cultura, que tiveram que adaptar suas exposições e atividades para uma programação cultural on-line. Muitas instituições conseguiram e provaram, na prática, que a importância dos Museus vai além de seus muros. Sabemos que a internet não será capaz de substituir a experiência presencial em museus e centros culturais, mas, cada vez mais, atividades e atrações on-line estarão presentes em suas programações. Por isso, será sempre importante qualificá-las! Mas, como instituições pequenas e com equipes reduzidas e sem profissionais especializados poderão fazer isso na prática?
Como filmar e publicar vídeos, editar imagens, criar artes, gravar podcasts? A resposta é ter criatividade e apostar em aplicativos intuitivos, muito fáceis de usar, e que entregam resultados de alta qualidade! Neste vídeo, o jornalista especializado em cultura digital, Gilmar Silva, recomenda uma série de aplicativos (todos gratuitos) e dá várias dicas de como publicar o conteúdo do seu centro cultural nas redes sociais.
Local: programação on-line
Horário: sexta-feira
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito
Apresentação de Primavera com a Mezzo Soprano Mere Oliveira
Encerrando a programação da 14º Primavera dos Museus, convidamos a mezzo-soprano Mere Oliveira (@mere.oliveira1) para um pequeno concerto especial celebrando a mudança da estação. Mere também dará início à série de pequenos recitais formados pelos solistas da Ópera Studio do Vale (@operastudiodovale): os barítonos Túlio Lopes e Fábio Fagundes, o tenor Danilo Garrão e as sopranos Marcela Mendrot e Patrícia Bessa, que estarão na programação on-line do museu e auditório entre os meses de outubro e novembro. Com os cantores, apresentam-se os pianistas Miguel Ticona, pianista formado pela Universidade de Buenos Aires e o Professor Daniel Cristiano Santos, doutorando em música pela USP.
A Ópera Studio do Vale, projeto social que proporciona aos estudantes de canto lírico a oportunidade de atuar em óperas e concertos, é dirigida pela mezzo-soprano e professora Mere Oliveira. Desde 2016, o projeto apresenta a série Ópera no Museu, realização da Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté, e, em 2019, foi realizada a montagem da ópera “Amahl e os visitantes da noite”, de G. Menotti, apresentada no Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro, sob direção musical e pedagógica da maestrina e soprano Juliana Christmann e direção geral de Mere Oliveira.
Local: programação on-line
Horário: domingo
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito