Confira as atividades virtuais do Museu Felícia Leiner desta semana
Por Redação EmCampos - 30 de agosto de 2020
Confira a programção desta semana do Auditório Claudio Santoro e do Museu Felícia Leirner. As atividades são gratuitas e podem ser acessadas nas redes sociais da instituição! Confira aqui.
Ensaio Aberto com a Bailarina Flavia Cassiano
O “Ensaio aberto” é um evento periódico realizado no Auditório Claudio Santoro, no qual artistas e grupos locais de diferentes linguagens artísticas podem aproveitar um palco profissional para ensaios, enquanto o público visitante conhece e contempla novas experiências.
Neste mês, o “Ensaio aberto” continua virtual e comemora uma data muito especial: o Dia da Bailarina. Para tanto, Museu e Auditório convidam a bailarina Flavia Cassiano (@flavia_cassiano) para mostrar parte de sua rotina de ensaios durante a quarentena.
Agora, o desafio não é mais o contato com o grande palco, mas, sim, com os espaços da própria casa e com os meios virtuais que, cada vez mais, vêm fazendo parte, de nossas rotinas. O vídeo apresentado tem edição de Gabriel Cassiano, irmão da bailarina.
Local: programação on-line
Horário: terça-feira
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito
Família Legal: Vai e Vem
Os brinquedos folclóricos brasileiros nos aproximam da nossa cultura, e podem ser fonte de diversão e aprendizado. A atividade propõe a construção do brinquedo conhecido como “Vai e Vem”, com materiais recicláveis e acessíveis. O Vai e Vem desenvolve a coordenação motora, o ritmo, a atenção, as noções de distância e de espaço. É um brinquedo para todas as idades!
Local: programação on-line
Horário: quarta-feira
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito
Bate-Papo com Biólogos: Fauna e Flora da Mantiqueira
Em comemoração ao Dia do Biólogo, Museu e Auditório realizam um bate-papo sobre a flora e a fauna na região da Serra da Mantiqueira com o objetivo de mostrar o papel do biólogo nos estudos e na conservação do meio em que vivemos. A educadora do Museu e Auditório, bióloga e professora, Clara Cardoso de Oliveira, mediará a conversa que contará com Angélica Tavares, Bióloga formada pela Universidade de Taubaté, monitora ambiental no Parque Estadual de Campos do Jordão pela Urbanes e bióloga voluntária na Área de soltura e monitoramento de Nova Gokula em Pindamonhangaba juntamente com Douglas Santos, Biólogo e Ornitólogo (ramo da zoologia que se dedica ao estudo das aves), guia de birdwatching, em tradução livre significa observação de aves, e monitor ambiental do Parque Estadual Campos do Jordão, atuando no Fundo pela Fundação Florestal.
Local: programação on-line
Horário: quinta-feira
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito
Ações para Professores: Poesia Para Todas as Idades
Com poemas de Felícia Leirner e Cecília Meireles, a estagiária de educação, Nicoli Pereira, propõe uma atividade que busca sensibilizar as pessoas para o lado poético, propondo que façam suas próprias representações do que ouviram. A poesia contribui para a formação do imaginário, do simbólico e da criatividade, expressa a beleza por meio da linguagem literária, contribui para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre nós e o mundo real e o simbólico, além de ser muito prazeroso. Ler e apreciar poesia são fundamentais para todo ser humano, pois despertam a sensibilidade.
Local: programação on-line
Horário: sexta-feira
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito
Biodiversidade e Preservação: Celebrando a Amazônia
Museu e Auditório celebram o Dia da Amazônia e, para isso, convidam Gustavo Falsetti para falar sobre a maior floresta tropical do mundo e dos desafios de sua preservação. É fundamental gerar a reflexão sobre as ameaças que a Amazônia sofre atualmente e como podemos, juntos, solucionar alguns dos problemas que afetam a humanidade como um todo e, principalmente, as populações locais.
Gustavo Falsetti Viviani Silveira é formado em Ciências Sociais e tem especialização em indigenismo. Atualmente coordena o Programa Amazonas da OPAN, que atua nas regiões do Médio Purus, Médio Juruá e Médio Solimões, em dez terras indígenas. Reside há quinze anos na Amazônia, região do médio rio Purus, tralhando pela OPAN com os povos indígenas da região.
Local: programação on-line
Horário: sábado
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: acesso gratuito