Festival de Inverno: da Concha Acústica para o novo Parque Capivari
Por Redação EmCampos - 9 de fevereiro de 2020
A segunda fase do projeto de revitalização do Parque Capivari iniciou no dia 23 de janeiro. Nesta etapa, que vai até maio, deve ser construído um palco para receber parte das apresentações do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que é realizado anualmente em julho. As atrações que aconteciam na Concha Acústica na Praça do Capivari passarão para o palco dentro do parque.
O foco desta etapa é a revitalização da parte inferior do parque, área principal do local, onde ficam o lago e a saída do teleférico. O projeto prevê a construção de um palco margeando o lago do Pedalinho.
A primeira fase do projeto foi realizada no segundo semestre de 2019 e consistiu na reforma do estacionamento principal. Está prevista ainda uma terceira etapa, quando será instalado um novo teleférico e será revitalizado o Morro do Elefante, com a construção de um novo mirante e novas instalações no platô. Além disso, será criado um espaço para esportes de aventura. A previsão de conclusão da obra é junho de 2022.
A revitalização faz parte da concessão do Parque que aconteceu em 2019. A empresa vencedora foi o Consórcio Eco Parques, que criou a empresa Eco Jordão, responsável por administrar o parque por 30 anos. O projeto de revitalização está sendo realizado pela Natureza Urbana, escritório de arquitetura, urbanismo e planejamento estratégico. De acordo com o escritório, o valor estimado da obra é de R$50 milhões.
Ainda conforme a empresa Natureza Urbana, a entrada no parque continuará sendo livre e gratuita, porém, algumas atrações poderão ser cobradas, como já acontece.