Hotel de Campos do Jordão vence prêmio internacional de arquitetura
Por Redação EmCampos - 22 de setembro de 2019
O hotel e SPA brasileiro Botanique de Campos de Jordão venceu o Prêmio Global de Arquitetura e Design (GADA) 2019 na categoria de menção honrosa. Promovida pela organização Rethinking the Future, a premiação visa reconhecer projetos que desenvolvam uma linguagem arquitetônica que resista aos impactos dos novos desafios, formando um conceito futurístico.
Segundo o site ACWeb, O projeto vencedor se destacou entre mais de dois mil trabalhos, oriundos de mais de 40 países. Seu desenho é resultado de uma colaboração entre vários arquitetos e paisagistas, entre eles o inglês John Brookes, um dos principais paisagistas do mundo. Os telhados foram projetados pelo carioca William Gorham, e a estrutura arquitetônica pelo escritório paulista Cândida Tabet Arquitetura. O projeto de interiores tem curadoria de Adélia Borges, ex-diretora do Museu da Casa Brasileira.
O hotel Botanique incorpora uma variedade de elementos raros, como vigas e tábuas com 106 anos de idade; pedras de saibro de rios próximos, com até 3 toneladas cada; e revestimentos com ardósia chocolate. O prédio principal é situado dentro de 300 caixas de horta, com jardins verticais e milhares de vasos, circundado por jerivás de altitude e pelas raras erezinas vermelhas que podem ser avistadas do corpo principal do hotel.
Foram necessários cerca de 18 meses para a montagem do empreendimento e mais um ano de espera para a autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).