Dica de passeio da semana: Pedra do Baú
Por Redação EmCampos - 20 de outubro de 2017
Uma ótima opção para os montanhistas que visitam a cidade é o passeio que leva a escalada a Pedra do Baú, conhecido como Complexo do Baú, um importante conjunto de rochas localizado no Município de São Bento do Sapucaí, cidade vizinha de Campos do Jordão.
A altitude máxima da pedra chega a 1.950 m, mede 340 m de altura e 540 m de comprimento, sendo que suas encostas chegam a medir 180 metros de altura. O Complexo da Pedra do Baú é famoso por abrigar algumas das mais importantes rotas de escaladas esportivas e também de longa duração (conhecidas como big-walls).
Em 27/12 foi assinado um decreto que criou o Monumento Natural da Pedra do Baú, para a preservação do local, fique atento pois existem novas regras para visitar a Pedra do Baú. No final da página você encontra um link que da acesso as informações das novas regras de visitação.
História
A Pedra do Baú foi escalada pela primeira vez no ano de 1940, pelos irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa, conhecidos por irmãos Cortez. Dois anos depois, o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou a construção das duas primeiras vias de acesso à pedra (as conhecidas escadinhas de ferro), na face sul, lado do bairro do Baú, e na face norte, lado de São Bento do Sapucaí. Algum tempo depois foi construído o primeiro abrigo de montanha do Brasil, no topo da Pedra, abrigo este que não existe mais (pode-se ver apenas suas fundações).
Montanhismo e caminhada
A região da Pedra do Baú possui diversas estradas rurais, com excelentes condições para caminhadas. É possível se atingir a Pedra do Baú por diversas trilhas. A principal sai do acampamento Paiol Grande e tem sua subida pela frente do Baú, com duração de aproximadamente 4 horas (caminhada de 10 km). Outra opção também de caminhada é através de uma trilha à esquerda da Pedra do Baú, que possibilita chegar à parte alta da região, onde, através da estrada, chega-se ao Complexo Rochoso da Pedra do Baú. Caminhadas à Cachoeira dos Amores, Cachoeira do Toldi e Pesca na Montanha também são atrações imperdíveis.
Antes de sair para uma caminhada:
– Pesquise a respeito do roteiro e da região.
– Leve alimentação adequada.
– Leve roupas e equipamentos que o mantenham quente, seco e confortável.
– Conheça as técnicas básicas de primeiros socorros e orientação na natureza.
– Verifique se a área onde você quer caminhar pode receber visitantes.
– Peça as autorizações exigidas para freqüentar parques e reservas.
– Informe-se sobre o regulamento desses locais.
– Escolha um calçado adequado para seu conforto e segurança de acordo com terreno.
– Elimine a tentação de cortar caminhos ou de usar atalhos nas trilhas sinuosas, mesmo se a trilha não estiver em boas condições – é uma eficiente maneira de evitar a erosão do terreno.
– Nas pausas para descanso, escolha áreas que possam absorver o impacto de sua passagem.
– Antes de qualquer atividade na região, procure conhecer sua fauna e flora.
Na área da Pedra do Baú não é autorizada a instalação de barracas para camping. Antes de qualquer decisão procure um local particular para sua instalação.
Mountain Bike
Curiosidade
A Pedra do Baú pode ser avista de várias cidades são elas: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Taubaté, Gonçlaves e Sapucaí Mirim.
– Respeite os regulamentos locais – use bicicletas somente em estradas ou trilhas designadas para esse fim.
– Evite trilhas de caminhantes.
– Observe uma velocidade segura: lembre-se que após uma curva pode haver um pedestre.
– Reduza ao mínimo seu impacto sobre o terreno.
– Nunca pedale fora das trilhas nem use atalhos, que podem provocar erosão.
ATENÇÃO! Confira as novas regras de visitação ao Complexo do Baú
Serviço
Aberto: diariamente (monitores nos finais de semana e feriados, das 08h as 17h).
Endereço: Bairro do Paiol Grande
Horário: Recomenda-se aos turistas que visitem este atrativo acompanhado de monitores e no período da manhã, por motivo de chuva.
Como chegar
Partindo da Vila Capivari, centro turístico dae Campos do Jordão, siga na avenida principal sentido a saída da cidade até a Vila Jaguaribe, vire a segunda a direita após a loja de chocolates Cacau Show, após seguir placas que indicam a a Fábrica de Chocolates Araucária e a Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até ao Monumento Natural.