Conheça a história do Fondue, deliciosa iguaria Suíça servida nos restaurantes de Campos do Jordão
Por Redação EmCampos - 29 de junho de 2011
Visitar Campos do Jordão e não se deliciar com os vários tipos de fondues, que são preparados por quase todos os restautantes gourmets da cidade é como ir a França e não conhecer a famosa Torre Eiffel.
Por isto a equipe do portal emcamposdojordao.com.br nos aprofundamos mais no assunto para trazer para você internauta que nos acompanham pelo site no dia a dia um pouco da história da Fondue.
A fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.
Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para agüentar o frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.
A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.
Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque alguns dos ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.
Ótima pedida para o Inverno de Campos do Jordão.
Como nesses tempos tem feito muito frio em Campos do Jordão, temos que aproveitar para fazer esses programas que são quase impossíveis num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza como o nosso.
Por isso, eu não deixo passar a chance de apreciar um delicioso FONDUE.
Obs: Soube através de minha professora de francês que a fondue não é uma invenção francesa e que o de chocolate nem é muito conhecido lá na Europa.
Em Campos do Jordão os restaurantes oferecem dos tradicionais tipos de queijo, de carne com diversos tipos de molhos até os de chocolates que são servidos com frutas.
Fondue, lareira, um bom vinho, uma boa companhia, tudo isto somado a Campos do Jordão, só falta você!